Chatbot Analytics: 9 métricas principais que você deve acompanhar em 2024
Conversar com designers conversacionais experientes ou analistas de negócios especializados em chatbots é a maneira mais fácil e eficaz de melhorar seu chatbot. Você pode agendar uma consulta gratuita conosco se desejar obter uma visão especializada sobre o chatbot e seus KPIs. A métrica de satisfação do usuário mostra como os usuários avaliam seu chatbot e se eles consideram seu chatbot útil ou envolvente. Normalmente, você pode medir a satisfação do usuário fazendo pesquisas no final da conversa. Você também pode acompanhar a satisfação do usuário durante uma conversa após algumas respostas que um chatbot realiza. No entanto, não sobrecarregue o chatbot com pesquisas e opções de avaliação.
Se construído de forma adequada, não pode haver imprecisões com chatbots baseados em regras. À medida que as empresas trilham o delicado caminho de converter potenciais clientes em vendas tangíveis, os chatbots surgem como aliados essenciais, personificando o espírito de inovação e capacidade de resposta. Quando um chatbot não consegue responder a uma pergunta, chamamos isso de chatbot substituto.
Acima de tudo, as estatísticas de chat ao vivo indicam que mais da metade dos clientes têm maior probabilidade de fazer uma compra se o site tiver um recurso de chat ao vivo. Depois de decidir sobre seu caso de negócios e objetivos, o que importa é construir conversas incríveis com chatbots que agreguem valor aos visitantes do site e os estimulem à conversão. Para isso, você precisará saber o que seus clientes valorizam e acham interessante.
Uma das tendências mais aparentes dos chatbots para 2023 é que seu uso se tornará ainda mais difundido e os próprios chatbots continuarão se tornando mais sofisticados. Além do atendimento ao cliente e coleta de dados, os chatbots serão utilizados em outras áreas como marketing, recursos humanos e operações. Sua capacidade de lidar com uma ampla gama de tarefas os torna uma opção atraente para lojas de comércio eletrônico, empresas B2B, imóveis ou até mesmo saúde e educação. Se você está otimizando suas taxas de conversão, é uma boa ideia otimizar também suas experiências de chatbot.
Uma típica experiência positiva de chatbot envolve receber respostas precisas a perguntas simples. Se olharmos para esses números da perspectiva do tamanho projetado do mercado global de chatbot de $1,34 bilhão (para 2024), parece realmente promissor. O ROI médio para chatbots seria 1.275% (e isso é apenas suporte à economia de custos). O Processamento de Linguagem Natural (PNL) oferece uma maneira de fazer seu chatbot parecer mais amigável e humano.
Melhoria continua
O chatbot sozinho só pode criar conversas e fornecer os dados. Você precisa definir uma estrutura e decidir como usar os dados de conversação que chegam até você. Para isso, você deve integrar seu chatbot dentro de seu funil de vendas para que possa ver as informações de forma rápida em sua ferramenta de análise. As integrações perfeitas constituem um caminho para que os dados sejam acumulados ao longo do tempo, proporcionando uma imagem mais clara do que está acontecendo com seu negócio online. Portanto, adicionar conversas ao funil de vendas é a próxima melhor coisa que você pode fazer.
A taxa de rejeição é a porcentagem de usuários que entram no chat e saem sem interagir com o chatbot. Seu objetivo deve ser sempre ter a taxa de rejeição mais baixa possível. Uma alta taxa de rejeição mostra que o chatbot não fornece respostas corretas e ajuda os usuários https://chat.openai.com/ com suas solicitações ou não é envolvente o suficiente. Com o Heyday, você pode aumentar suas vendas e a satisfação do cliente enquanto economiza tempo e dinheiro. Procure uma ferramenta que dê a cada membro da sua equipe de suporte ao cliente um lugar para uma coordenação perfeita.
Uma alta taxa de interação mostra que seu chatbot pode manter uma conversa. Esta métrica informa quantas mensagens seu chatbot e cliente estão enviando e recebendo. Nesta postagem, detalharemos as análises de chatbot mais importantes para o seu negócio e como você pode usá-las. Os clientes muitas vezes precisam de ajuda, aconselhamento ou respostas às suas perguntas sobre transações online.
Tente examinar algumas opções diferentes de chatbot para ver qual delas funciona melhor para suas necessidades comerciais exclusivas. Cerca de 50% de grandes empresas (ou seja, aquelas pesquisadas por empresas como Accenture e Gartner) estão considerando mais investimentos em chatbots. Há argumentos de que assistentes como Siri ou Cortana não podem ser considerados chatbots porque existem fora desses canais de mensagens. Você pode começar a usar chatbots muito rapidamente, e os bots criados profissionalmente podem permanecer relevantes e quase livres de manutenção por meses ou até um ano inteiro.
Dependendo de onde você obtém seus usuários, você pode carregar chatbots personalizados que interagem com eles. Os chatbots personalizados podem dizer as falas certas dependendo de onde o usuário vem, proporcionando assim uma experiência mais personalizada. A IA desencadeou uma revolução no setor dos chatbots, fornecendo capacidades avançadas anteriormente reservadas às interações humanas.
Como personalizar CX para visitantes recorrentes com bots
Os proprietários de empresas, especialmente as micro e pequenas empresas, consideram os chatbots mais eficazes se participarem pessoalmente na sua concepção ou na escolha dos modelos de chatbot certos. Mas descobrimos que as pequenas empresas estão dispostas a adotar a tecnologia a um ritmo mais rápido do que as grandes empresas. Isso ocorre porque muitas vezes elas têm menos recursos e precisam encontrar formas mais eficientes de se conectar com seus clientes. Se as informações não estiverem atualizadas, como você pode esperar satisfazer sua base de clientes?
Chatbots para experiência do cliente: como o chat assistido por IA ajuda as pessoas – ClickZ
Chatbots para experiência do cliente: como o chat assistido por IA ajuda as pessoas.
Postado: Ter, 08 de janeiro de 2019 08:00:00 GMT [fonte]
O mercado de software de chat ao vivo foi avaliado em cerca de $875,37 milhões em 2022 e estima-se que cresça para cerca de $1.721,43 milhões até 2030. Agora seu cliente finalmente decide clicar e se inscrever para uma avaliação gratuita de seu produto. Talvez eles já tenham experimentado seus e-books e recursos e agora queiram testar o produto real.
Em algumas ferramentas de design do chatbot, você pode definir um atraso entre as mensagens. Isso não só tornará a conversa mais natural, mas também aumentará sua duração. Você pode manter seus visitantes engajados sem aumentar o número de mensagens.
Também mostrará quais tipos de necessidades do cliente exigem um toque humano. À medida que as empresas procuram navegar pelo intrincado caminho entre os visitantes e o excelente atendimento ao cliente, os chatbots surgem como ferramentas transformadoras. Eles oferecem engajamento instantâneo, catering Bate-papo PG às dúvidas e necessidades dos clientes em tempo real, aproveitando assim os momentos críticos para a conversão. Experimente o poder revolucionário dos chatbots – essas ferramentas dinâmicas transformaram o envolvimento do cliente e melhoraram muito a otimização de conversão.
Quando um lead navega por vários canais, você pode implantar chatbots nos locais apropriados e coletar mais dados. Por exemplo, se uma pessoa estiver navegando no seu blog, um chatbot pode aparecer e convidá-la a se inscrever na sua lista de e-mails. Outro exemplo em que você pode otimizar sua taxa de CRO é permitir que seu chatbot entreviste leads que permanecem em suas páginas por taxa de conversão do chatbot algum tempo. Esses bots podem fazer algumas perguntas e redirecioná-las para páginas de vendas ou ofertas promocionais, dependendo de como respondem. Você pode até entrevistar seus leads mais detalhadamente e identificar em que estágio do funil de vendas eles estão. Usando essas informações, você pode redesenhar ou otimizar os elementos do seu site e ver como pode converter melhor seus leads em negócios.
Caso contrário, é como chutar uma bola de futebol sem rede – divertido, mas, em última análise, meio inútil. Você deseja um painel analítico do chatbot que mostre claramente como você está atingindo suas metas de negócios. Seu chatbot ajudará sua equipe de suporte a responder às dúvidas ao vivo com mais rapidez, fornecendo o primeiro ponto de contato para os clientes. Você pode encontrar informações adicionais sobre ai atendimento ao cliente e inteligência artificial e PNL. Isso o ajudará a reduzir o tempo médio de resposta, aumentando a satisfação do cliente.
Algumas empresas podem acreditar que os chatbots não são um bom método para coletar feedback dos clientes. Isso ocorre porque alguns chatbots não conseguem entender a intenção ou o tom do cliente. Clientes irritados podem ficar ainda mais irritados quando um assistente virtual cuida de suas reclamações, em vez de um ser humano. Se você não tiver tempo para isso, as campanhas de marketing pagas desenvolvidas pelo Google ou pelas redes sociais trarão mais visitantes instantaneamente.
A capacidade de abordar essas preocupações de maneira rápida e eficaz pode ser a diferença entre um visitante que sai frustrado e uma conversão bem-sucedida. Seu objetivo principal era fornecer conteúdo de alta qualidade, prático e divertido de ler. Seus interesses giravam em torno da tecnologia de IA e do desenvolvimento de chatbots. Você pode começar a coletar dados para análise de seu bot rapidamente.
Você pode incorporar chatbots nesses locais e acioná-los automaticamente sempre que um usuário ler ou passar o mouse sobre determinadas seções do seu conteúdo. Esta é uma forma ideal de coletar opiniões personalizadas e descobrir o que se passa na cabeça do usuário e como/o que o fez visualizar aquela postagem ou conteúdo. Através do uso de algoritmos de aprendizado de máquina, os chatbots de IA são treinados para reconhecer a intenção subjacente à mensagem de um usuário. Por exemplo, eles podem identificar se alguém está fazendo uma pergunta, solicitando informações ou querendo fazer uma compra.
Mas serão os chatbots como os menus da árvore telefónica – bons para as empresas, mas maus para os consumidores? Na verdade, de acordo com essas estatísticas, os consumidores querem usar MAIS chatbots no futuro. Muitas vezes, acredita-se que os chatbots beneficiam principalmente as empresas que vendem diretamente aos consumidores, mas as empresas B2B também podem se conectar com os principais tomadores de decisão por meio de chatbots. Embora quase todas as dúvidas dos clientes sejam resolvidas por um chatbot em 10 mensagens ou menos, a duração típica da conversão do chatbot é geralmente menor do que isso. Curiosamente, os clientes procuram mais detalhes nas respostas do chatbot do que normalmente obteriam de um representante ao vivo.
Com que frequência você recebe visitantes do site, mas nenhum deles deseja comprar seus produtos ou serviços? Ou talvez você perceba que seu tráfego na web está crescendo, você está obtendo mais taxas de cliques, mas parece que não consegue realizar essas vendas. Adoraríamos ajudá-lo a aumentar suas conversões e impulsionar as vendas. Converse com nosso bot, conecte-se com pessoas reais ou solicite uma demonstração hoje mesmo. Forneça uma opção para os usuários escalarem facilmente para o suporte humano se o chatbot não puder responder adequadamente à sua consulta. Equipe o chatbot com a capacidade de compreender e lembrar o contexto de interações anteriores.
Feedbacks negativos dos clientes
As empresas podem aproveitar essas soluções para aprimorar as experiências dos clientes e impulsionar as vendas. Este instante de atenção personalizada é fundamental para nutrir os clientes SaaS existentes ao longo de sua jornada de usuário. Os chatbots com tecnologia de IA – assistentes virtuais inteligentes – surgiram como uma virada de jogo para a indústria de comércio eletrônico, com uma participação de mercado estimada de $454,8 milhões até 2027. Quando você pode resolver uma questão ou problema de atendimento ao cliente em um instante, você aumenta seu taxa de conversão e sua marca. Os usuários não precisam pesquisar uma enorme lista de perguntas frequentes ou usar a função de pesquisa do seu site para encontrar respostas para suas perguntas ou problemas.
- AIMultiple informa centenas de milhares de empresas (conforme Web semelhante), incluindo 60% da Fortune 500 todos os meses.
- A maioria das pessoas concorda que prefere enviar uma mensagem rápida de texto, e-mail ou mensagem direta nas redes sociais do que fazer uma ligação.
- Isso o ajudará a reduzir o tempo médio de resposta, aumentando a satisfação do cliente.
- A taxa de retenção é extremamente útil para avaliar a qualidade da experiência do usuário.
Em nosso mundo 24 horas por dia, 7 dias por semana, as pessoas esperam que informações e ajuda estejam disponíveis sob demanda, especialmente em empresas focadas em marcas que vendem aos consumidores. Eles ajudam os clientes a encontrar informações, pesquisar marcas, produtos e serviços e auxiliam na realização de compras. A cereja do bolo é que os chatbots melhoram as taxas de conversão. Os chatbots não são algo do tipo “configure e esqueça” como muitos outros softwares. Se você deseja obter ótimos resultados com seu chatbot, precisa melhorá-lo constantemente. Pode ser muito difícil para alguém que não tem muita experiência descobrir quais métricas do chatbot rastrear e como fazê-lo corretamente.
Por exemplo, seu chatbot pode fazer perguntas para ajudá-lo a determinar se um lead está pronto para comprar ou não. Ao fazer isso, você evita perda de tempo com visitantes que ainda não estão prontos para comprar. Usar bots para qualificação de leads os torna uma das melhores ferramentas de vendas.
A maioria dos sites mantém o ícone do chatbot no canto inferior direito da página, e a maioria dos visitantes sabe que é onde encontrar a função de chat. Certifique-se de que a janela pop-up seja fácil de fechar e lembre-se de manter o ícone do chatbot visível. Em 2020, só o WhatsApp tinha mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, enquanto houve 218 bilhões de downloads de aplicativos em 2020. Isso o coloca na primeira posição entre os nove aplicativos de mensagens e bate-papo mais importantes do mundo (excluindo o iMessage da Apple). Em segundo e terceiro lugar estão o Facebook Messenger (1,3 bilhão de usuários mensais) e o WeChat (1,04 bilhão de usuários ativos mensais). Na verdade, uma pesquisa da Mindshare mostrou que 63% de pessoas dariam informações a um chatbot para se comunicar com uma empresa ou marca.
É impossível fornecer uma verdade absoluta sobre qual indústria alcançará os maiores resultados com chatbots. Você pode ter uma boa ideia dos resultados esperados baixando nosso relatório gratuito. Inclui taxas de conversão de chatbot para cada um dos 25 setores do conjunto de dados. No entanto, o nosso estudo de 400 empresas fornece respostas encorajadoras (e muito mais concretas).
O Analytics mostrará quais perguntas frequentes seu chatbot pode aprender a responder. Em milissegundos, os chatbots cumprimentam os visitantes, envolvem os clientes, oferecem assistência e respondem a dúvidas, proporcionando uma experiência de conversação perfeita que reflete as interações humanas. A fusão de chatbots e comércio eletrônico oferece um domínio inovador para as empresas dominarem, um domínio onde as interações personalizadas atendem ao potencial contínuo da automação. Além de gerar leads, os chatbots também podem ajudar a qualificá-los.
Se você está preocupado que seus clientes possam não estar familiarizados com a experiência do chatbot do seu site, provavelmente não é o caso. Os clientes não confiam nas capacidades de compreensão lógica e contextual dos chatbots com os quais interagiram. Isso poderia ser remediado com chatbots melhores ou chatbots mais suaves para processos de transferência humana. Um dos muitos fatos sobre os bots é que eles têm inúmeras aplicações potenciais no atendimento ao cliente.
Os chatbots de IA simplificam os fluxos de trabalho de gerenciamento de pedidos, permitindo que os compradores rastreiem pedidos, façam alterações e solicitem devoluções e reembolsos por meio de uma conversa simples. Essa automação reduz o esforço do cliente e melhora a eficiência operacional das empresas. Por exemplo, o chatbot do Walmart permite que os compradores façam e modifiquem pedidos, além de acompanhar a entrega. Atualize seu chatbot regularmente para aproveitar os novos recursos e capacidades. Seguir essas práticas recomendadas permitirá que você incorpore efetivamente um chatbot de IA em seu site, proporcionando uma experiência amigável, envolvente e focada na conversão.
As informações ajudam a identificar áreas de melhoria e permitem que os desenvolvedores do chatbot resolvam as deficiências. Além disso, a análise de desempenho fornece informações sobre a eficácia de um chatbot, facilitando a otimização. Seguir essas etapas o ajudará a integrar facilmente um chatbot com tecnologia de IA ao seu site, aumentando o envolvimento do usuário e gerando conversões. Tenha em mente que uma integração bem-sucedida requer configuração técnica e alinhamento estratégico do chatbot com seus objetivos de negócios e expectativas do usuário.
Soluções de chat ao vivo, como chatbots, surgiram como ferramentas essenciais para as empresas modernas. Eles ajudam você a aumentar a conversão e estão mudando o mundo. Atualmente, há muitos usuários usando aplicativos de mensagens e de mídia social. Os aplicativos regulares estão se tornando uma coisa do passado, já que os chatbots estão assumindo o controle das interações e do envolvimento do cliente. Seu chatbot é o primeiro ponto de contato para dúvidas dos clientes. Isso significa que cada conversa é um tesouro de dados sobre seus desejos e necessidades.
Os bots de conversação estão se tornando cada vez mais populares e as empresas estão começando a ver os benefícios de usá-los. Na verdade, cerca de 40% de usuários da Internet em todo o mundo preferem chatbots a agentes de atendimento ao cliente. Se você deseja melhorar a experiência do cliente em seu site ou simplesmente entender melhor seu público, a análise de bot pode ser uma ferramenta valiosa. Com os dados gerados pelo seu chatbot, você pode tomar decisões informadas sobre a jornada do cliente, marketing e processos de vendas. A maioria das pessoas concorda que prefere enviar uma mensagem rápida de texto, e-mail ou mensagem direta nas redes sociais do que fazer uma ligação. De acordo com a estatística de chat ao vivo acima, o mesmo conceito se aplica aos clientes que interagem com sua empresa!
Forneça aos usuários informações ou assistência valiosas desde o início da conversa. ● Isso garante que os visitantes sempre tenham acesso ao suporte, aumentando as chances de conversões. Receba conselhos de especialistas em mídia social diretamente em sua caixa de entrada. Mais da metade de todas as vendas online já acontecem em dispositivos móveis.
Uma empresa usou o Heyday para reduzir o tempo médio de resposta de 10 horas para 3,5! Além disso, as informações coletadas pelo seu chatbot podem ajudar sua equipe de suporte ao vivo a fornecer a melhor resposta possível aos seus clientes. Seus clientes frequentemente encaminham suas perguntas do chatbot para agentes humanos?
Ah, e se quiser testar os chatbots você mesmo, pode usar nossa ferramenta gratuita. As empresas se apaixonaram pelos chatbots justamente porque eles são incrivelmente eficientes e podem atender um grande número de solicitações simultaneamente. O chat proativo antecipa as necessidades dos visitantes, convidando-os a participar de uma discussão ao vivo.