Gerenciando uma equipe de marketing remota: melhores ferramentas e práticas

Publicado: 28.04.23Gestão

De todas as mudanças trazidas pela pandemia global, o trabalho remoto é uma das mais perceptíveis. O que começou como uma resposta forçada ao bloqueio persistiu mesmo depois que a crise diminuiu. Durante esse experimento com trabalho remoto, muitos funcionários perceberam que podiam trabalhar de casa de forma tão produtiva quanto costumavam fazer em seus escritórios. 

Agora, o trabalho remoto e os arranjos híbridos tornaram-se modelos amplamente aceitáveis para empresas em quase todos os setores. Como essa nova tendência na cultura de trabalho parece ter vindo para ficar, os gerentes precisam acompanhar os tempos e se ajustar à gestão remota de suas equipes.

Neste artigo, veremos como as equipes de marketing em particular podem ser eficazes, organizado e produtivo enquanto trabalha remotamente. Examinaremos as ferramentas, estratégias e práticas recomendadas que ajudarão você a aproveitar ao máximo os acordos de trabalho remoto e híbrido.

O que torna um gerente eficaz para equipes remotas?

De acordo com uma pesquisa da McKinsey de 2022, até 87% de americanos declararam preferência pelo trabalho remoto. Com uma maioria tão esmagadora procurando trabalhar em casa, o ônus recai sobre os gerentes de cultivar uma cultura de trabalho que atenda às expectativas de sua força de trabalho e de seus chefes.

Gerenciar uma equipe de marketing remota é uma tarefa que requer um tipo especial de líder. Infelizmente, nem todos os gerentes têm as habilidades certas para fazer a mudança. Saber o que fazer e, tão importante quanto, o que não fazer, é essencial para quem quer ter sucesso nessa função.

O que fazer e o que não fazer

Gerenciando sua equipe

  • Coloque confiança nos membros de sua equipe. Mesmo que eles não estejam sob supervisão constante, ter fé em suas habilidades melhorará seu relacionamento com sua equipe.
  • NÃO microgerencie. Uma das razões pelas quais os trabalhadores preferem o trabalho remoto é a flexibilidade que lhes oferece para realizar suas tarefas. O microgerenciamento tira essa liberdade e reflete mal em sua capacidade de delegar responsabilidades.

Gerenciamento de tempo

  • Aprenda a administrar melhor o tempo. Às vezes, as equipes remotas podem estar espalhadas por diferentes fusos horários, portanto, parte de sua função é garantir que as pessoas estejam atentas às agendas umas das outras. 
  • NÃO sobrecarregue sua equipe com reuniões. Embora manter as linhas de comunicação seja importante, bons gerentes agilizam a comunicação e confiam principalmente em comunicação assíncrona para que a produtividade da equipe não seja prejudicada por ter que pular constantemente em videochamadas.

Dando-se bem e estabelecendo expectativas

  • SEJA gentil e acessível. O gerente é o centro em torno do qual giram todos os trabalhadores remotos. Para muitos funcionários remotos, o gerente é a principal conexão com o resto da organização. Estar atento às suas necessidades e reconhecê-las é, portanto, importante.
  • NÃO deixe de comunicar suas intenções. Como as equipes remotas não compartilham um espaço de trabalho físico, seus gerentes precisam ser claros sobre o que é esperado. Seja claro sobre suas expectativas de cada membro da equipe. Em seguida, dê a eles a liberdade de conhecê-los enquanto trabalham em casa.

Ao estar ciente desses prós e contras, você pode ser um gerente mais eficaz, capaz de aproveitar todos os benefícios do trabalho remoto.

Práticas eficazes para gerenciar uma equipe de marketing remota

Agora que você tem uma ideia geral da mentalidade e da abordagem necessárias para administrar uma equipe de marketing remota, aqui estão algumas práticas que você pode usar para levar seu jogo de gerenciamento para o próximo nível:

Contratação e integração eficazes

Escolher as pessoas certas para sua equipe é essencial para que ela funcione sem problemas. Os gerentes precisam estar atentos a candidatos que se sintam confortáveis trabalhando remotamente e capazes de funcionar de forma autônoma. Como os membros da equipe não trabalharão no escritório, os gerentes devem escolher pessoas que possam se ajustar facilmente ao estilo de trabalho da equipe.

Um processo de contratação e integração cuidadosamente projetado garante que os novos contratados possam começar a trabalhar e produzir resultados mais rapidamente. Esforce-se para fornecer a eles todas as informações e ferramentas necessárias para que possam ter sucesso em suas funções, aproveitando os acordos de trabalho remoto.

Documentação completa

Como a equipe não está localizada fisicamente em um só lugar, os gerentes precisam documentar as realizações e responsabilidades de cada membro. Tarefas e processos importantes exigem documentação para que informações cruciais possam estar prontamente disponíveis para qualquer membro da equipe que precise delas. 

Sem a documentação adequada, monitorar o progresso e o desempenho dos funcionários é uma tarefa impossível. O gerente de cada equipe remota deve ter um sistema claramente delineado para documentar o progresso de sua equipe.

Fique seguro

Qualquer gerente que trabalha com uma equipe remota precisa gerenciar a segurança da informação. O gerenciamento de riscos relacionados ao comprometimento de informações confidenciais de marketing é parte integrante do trabalho remoto. 

Um passo inteligente é educar as equipes sobre as medidas de segurança cibernética. Por exemplo, encorajar sua equipe a usar um VPN segura em seu Mac ou Windows ao acessar a internet pode garantir maior privacidade. Outra ideia é usar um software de gerenciamento de senhas que torne o acesso a recursos compartilhados mais seguro.

Garantir uniformidade

Grande parte do trabalho das equipes de marketing envolve comunicação. Quer se comunique interna ou externamente, uma revelação inoperante de que uma equipe de marketing remota é mal gerenciada são as comunicações não uniformes. Os gerentes precisam definir um guia de estilo claro para todas as comunicações (digitais, impressas ou transmitidas) para que até mesmo as pessoas que trabalham em casa possam atender aos padrões profissionais da equipe de marketing.

Modelos compartilháveis podem ajudar muito nessa área.

Melhores ferramentas para equipes de marketing remotas

Ninguém nunca disse que gerenciar uma equipe remota era fácil, mas também não precisa ser difícil. Com as ferramentas certas, um gerente pode lidar com todos os obstáculos que podem atrapalhar o trabalho remoto. 

Aqui estão os tipos de ferramentas que você deve priorizar como gerente de marketing:

Ferramentas de comunicação

folga

O Slack é um ótimo aplicativo para superar quaisquer problemas de comunicação que uma equipe de marketing remota possa enfrentar. Permite a criação de canais de conversação onde os projetos em andamento podem ser discutidos por todos que neles trabalham.

Ampliação

O zoom se tornou onipresente durante a pandemia e ainda está forte dois anos e meio depois! Este software de videoconferência é robusto e permite que você reúna todos os membros de sua equipe para uma reunião presencial no mundo digital.

Ferramentas de segurança

Última passagem

LastPass é um armazenamento online seguro para senhas usadas por sua equipe.

1Senha

Semelhante ao LastPass, o 1Password permite criar diferentes “cofres” com informações confidenciais e conceder acesso seletivo a cada cofre.

As ferramentas e práticas certas irão prepará-lo para o sucesso de marketing

Embora o trabalho remoto nunca tenha sido tão popular, a mudança pode ser desafiadora para alguns gerentes de marketing, especialmente aqueles que se acostumaram com os tradicionais empregos de escritório das nove às cinco. 

No entanto, com o que fazer e o que não fazer, bem como as ferramentas que prescrevemos neste artigo, você saberá o que priorizar para possibilitar o sucesso do marketing!

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