PRRO – um problema ou uma oportunidade?

Publicado: 20.10.23Gestão

Há 3 anos que ouvimos falar de gravadores de transações de pagamento de software. Porém, muitas pessoas ainda não entendem o que é e para que serve. Hoje, em relação à devolução das multas a partir de 01.10.2023 na Ucrânia, é mais importante do que nunca compreender isto.

Em nossa opinião, para estudar de forma abrangente a questão dos PTRs de software, precisamos responder às seguintes questões:

  • O que é?
  • Por que é necessário?
  • Quem precisa disso?
  • Como trabalhar com isso?

Vamos dar uma olhada em cada um deles usando o exemplo do CashDesk:

O que é uma caixa registradora?

As caixas registradoras são uma solução conveniente para registrar recibos de vendas no Serviço de Impostos do Estado durante transações de pagamento (em dinheiro e não em dinheiro), um substituto completo para uma caixa registradora tradicional (RRO). Na Ucrânia, tais soluções foram disponibilizadas por lei em 1 de agosto de 2020.

Por que precisamos de caixas registradoras?

Por que o estado precisa deles? Em suma, é uma ferramenta conveniente para garantir a disciplina fiscal, controlar a circulação do dinheiro e aumentar as receitas orçamentais.

Mas estamos mais interessados em saber como isso afeta os empreendedores. Se você se aprofundar bastante nesta questão, perceberá que esta ferramenta não só não prejudica os empreendedores, mas pelo contrário tem muitas vantagens, tanto financeiras quanto funcionais. Vejamos as principais vantagens das caixas registradoras usando o CashDesk como exemplo:

  • econômico (100 UAH/mês para 1 caixa),
  • substituição completa da caixa registradora,
  • conveniência e facilidade de uso,
  • acesso ao serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana,
  • suporte online,
  • envio de material de marketing em recibo,
  • disponibilidade de um modo de operação offline.

Quem precisa de uma caixa registradora?

O uso de caixas registradoras é obrigatório para:

Empresários individuais dos grupos 2, 3 e 4, independentemente do tipo de atividade e do montante dos rendimentos.
Empreendedores individuais no sistema tributário geral.

Abre-se uma exceção para os empresários individuais (doravante designados por “EI”) que sejam contribuintes únicos do 1.º grupo. De acordo com a cláusula 296.10 do art. 296 do Código Tributário da Ucrânia, estas entidades não utilizam registos de operações de pagamento (doravante designados por PTR). As caixas registradoras/PTRs não se aplicam se o comprador pagar os fundos exclusivamente para a conta corrente (para contas bancárias no formato IVAN).

Como começo a trabalhar com caixa registradora?

Para começar a trabalhar com o PTR, você deve primeiro escolher um provedor com o qual trabalhar, como o CashDesk. Independentemente da escolha do software, antes de começar a trabalhar com a caixa registradora, você deve:

  • Cadastre o local de atividade (loja, café, etc.) – formulário 20-OPP.
  • Registre o registrador de software – formulário 1-PRO.
  • Registre um caixa que irá trabalhar com a caixa registradora usando uma assinatura eletrônica qualificada (doravante denominada QES) – formulário 5-PRO.

O CashDesk oferece a oportunidade de realizar todo o processo de cadastro dentro de seu serviço, o que simplifica muito o trabalho.

Conclusão

Levando em consideração tudo o que foi dito acima, podemos afirmar com segurança que isso não é um problema, mas sim uma grande oportunidade para otimizar processos e economizar dinheiro. Além disso, tudo é muito fácil de fazer. E se você ainda tiver alguma dúvida sobre o PRRO, entre em contato com a linha direta СashDesk pelo telefone 0 800 21 23 07.

Desejamos-lhe sucesso!

Este artigo foi escrito em colaboração com Balcão do caixa.

Não se esqueça de compartilhar este artigo!
FacebookTwitterMessengerLinkedIn

Artigos relacionados

Gerencie seus negócios com sucesso com a Firmao