Recrutar na era das pandemias – como fazer?

Publicado: 16.12.21Gestão

A pandemia do COVID-19 mudou drasticamente a maneira como as empresas operam, incluindo como recrutam novos funcionários. Com medidas de distanciamento social em vigor e muitas pessoas trabalhando remotamente, o recrutamento se tornou um desafio único. No entanto, ainda existem maneiras de recrutar com sucesso novos funcionários durante a pandemia. Neste artigo, discutiremos como recrutar na era das pandemias.

Use métodos de recrutamento virtuais

Métodos de recrutamento virtuais, como entrevistas em vídeo e feiras de empregos virtuais, tornaram-se cada vez mais populares durante a pandemia. Esses métodos permitem que os recrutadores conduzam entrevistas e interajam remotamente com possíveis candidatos. As entrevistas em vídeo podem ser realizadas por meio de várias plataformas, como Skype, Zoom ou Google Meet. As feiras de empregos virtuais também são uma ótima maneira de se conectar com possíveis candidatos e mostrar a cultura de sua empresa.

Seja transparente sobre a resposta da sua empresa à pandemia

Os potenciais candidatos podem ter preocupações sobre o impacto da pandemia na procura de emprego, como a segurança de trabalhar num escritório ou a estabilidade de uma empresa durante a pandemia. Para aliviar essas preocupações, seja transparente sobre a resposta da sua empresa à pandemia. Compartilhe informações sobre quaisquer protocolos de segurança em vigor, como medidas de distanciamento social, bem como quaisquer planos de estabilidade financeira que sua empresa possa ter.

Enfatize as oportunidades de trabalho remoto

Muitos candidatos podem preferir oportunidades de trabalho remoto durante a pandemia devido a questões de segurança ou preferências pessoais. Enfatize todas as oportunidades de trabalho remoto que sua empresa possa ter e seja claro sobre o que significa trabalhar remotamente. Isso pode incluir informações sobre ferramentas de comunicação e colaboração, horário de trabalho e quaisquer outras políticas relevantes.

Aproveite a mídia social e os quadros de empregos on-line

As mídias sociais e os quadros de empregos online podem ser ferramentas eficazes para o recrutamento durante a pandemia. Publique vagas de emprego em quadros de empregos populares e compartilhe-os nos canais de mídia social da sua empresa. Incentive os funcionários atuais a compartilhar vagas de emprego em suas contas pessoais de mídia social para aumentar a visibilidade.

Forneça uma experiência positiva ao candidato

Mesmo durante uma pandemia, é importante proporcionar uma experiência positiva ao candidato. Isso inclui comunicação oportuna, transparência sobre o processo de recrutamento e uma atitude respeitosa e cortês com os candidatos. Certifique-se de fornecer feedback aos candidatos, mesmo que eles não sejam selecionados para o cargo.

Concluindo, o recrutamento durante a pandemia apresenta desafios únicos, mas ainda existem maneiras de encontrar e contratar novos funcionários com sucesso. Usar métodos de recrutamento virtual, ser transparente sobre a resposta da sua empresa à pandemia, enfatizar as oportunidades de trabalho remoto, aproveitar as mídias sociais e os quadros de empregos online e fornecer uma experiência positiva ao candidato são estratégias eficazes de recrutamento durante a pandemia. Ao se adaptar a esses desafios e ser criativo em sua abordagem de recrutamento, sua empresa pode continuar prosperando durante esses tempos incertos.

Author Avatar Sebastian Czubak

Diretor de operações. Responsável por supervisionar todos os aspectos das atividades operacionais da empresa. Ele tem vasta experiência no setor de software de CRM e lidera com sucesso equipes de desenvolvimento de produtos, marketing, vendas e atendimento ao cliente. Ele é responsável por construir conhecimento e conscientização sobre Firmão entre os clientes.

Não se esqueça de compartilhar este artigo!
FacebookTwitterMessengerLinkedIn

Artigos relacionados

Gerencie seus negócios com sucesso com a Firmao