O que são questionários e como promover negócios com eles?

Publicado: 14.11.23Gestão

Estabelecer contato entre pessoas, por exemplo, entre um vendedor e um comprador, é a base para uma interação bem-sucedida. Um dos meios para atingir esse objetivo é questionário. O que é? Vamos entender.

O que é um teste?

O objetivo principal dos questionários é testar o público. Os resultados obtidos podem ter diversas aplicações práticas. Tais questionários podem ter diferentes formatos, dependendo da finalidade para a qual foram criados:

1. Para entretenimento e educação. Esses questionários têm títulos atraentes projetados para despertar a curiosidade dos usuários. Eles podem ser usados para atualizar o conhecimento existente, obter novas informações. Na área de marketing, esse método busca chamar a atenção para um projeto, divulgar publicidade e aumentar o reconhecimento da marca.

2. Para vender bens e serviços. Supõe-se que, neste caso, o potencial comprador já saiba aproximadamente o que deseja. Por exemplo, para comprar um casaco. Com a ajuda de perguntas norteadoras bem elaboradas, ele é ajudado a entender qual modelo, qual tonalidade, textura, tamanho, etc. será mais adequado para ele.

A loja de cosméticos ajuda você a encontrar shampoo e condicionador para os cabelos, respondendo a 10 perguntas simples.

3. Para motivação e envolvimento. Uma situação condicional – uma pessoa decidiu iniciar o treino de força, mas nunca esteve envolvida nesta área antes e, portanto, não possui sequer conhecimentos primários. A participação no questionário irá ajudá-lo a compreender as suas necessidades e a decidir sobre os seus planos futuros. Além disso, um centro esportivo adequado oferecerá seus serviços, descreverá as vantagens na forma de programas de treinamento individuais e outras coisas, tentando conquistar um novo cliente.

Após responder o quiz, o cliente recebe um desconto na assinatura.

4. Para obter as informações de contato do usuário. A tática difere das variantes anteriores porque o participante não receberá o resultado do teste imediatamente – será oferecido o envio, por exemplo, para e-mail. Assim, forma-se um banco de dados de clientes e existe a possibilidade de feedback deles.


Para obter uma estimativa do custo da cozinha, ao final do quiz o usuário precisa
insira seus dados de contato

Por que você precisa de um teste em um site

Na maioria dos casos, é uma forma de comunicação mutuamente benéfica entre o vendedor e o consumidor. Quase todo mundo já se deparou com uma situação em que se sentiu desconfortável ao navegar em um site com uma lista impressionante de produtos ou serviços e experimentou a agonia da escolha. No final, a busca pode ser interrompida devido à sua ineficácia, e não haverá resultado positivo para nenhuma das partes.

Tendo uma quiz bem elaborado ajudará o consumidor a economizar tempo e o vendedor a entender melhor seu público. A oferta final será formada com base nas necessidades individuais. Naturalmente, uma marca que está atenta a um potencial cliente e consegue oferecer um produto que vai ao encontro dos desejos deste, despertará simpatia e vontade de voltar a ele.

Vantagem do questionário sobre o formulário normal

A principal diferença entre esses dois meios de comunicação é que o formulário padrão é voltado para determinados compradores que já têm uma ideia clara do produto ou serviço que desejam adquirir. A percentagem desses consumidores é baixa.

São muito mais os que precisam de ser conduzidos à decisão certa, ajudar a fazer uma escolha e, consequentemente, fazer uma candidatura de qualidade. É aqui que os questionários vêm em socorro. Suas vantagens, em comparação com a forma usual, são as seguintes:

  • O consumidor se envolve nos testes, muitas vezes despercebido, e nesse processo cresce seu interesse e desejo de ver o resultado.
  • O formato discreto torna o processo de seleção fácil e agradável.
  • O público se expande às custas daqueles que antes não conseguiam fazer uma escolha.
  • A tarefa dos gestores de vendas é simplificada, graças à obtenção de informações confiáveis sobre as solicitações e necessidades dos clientes.

Como redigir um questionário com competência – regras básicas

Para que o questionário cumpra o seu propósito, é necessário o seguinte ao criar o questionário:

  1. Determine o objetivo final do teste.
  2. Identifique o público-alvo. Você não deve tentar abranger todos, pois as questões ficarão “turvas”. É melhor identificar algumas categorias de idade e começar a trabalhar com elas em mente.
  3. Crie um título atraente que desperte a curiosidade e o entusiasmo.
  4. Selecione uma lista concisa de perguntas, entre 8 e 10. Um volume menor não dará uma visão completa das necessidades e um volume maior poderá cansar a pessoa que está sendo testada.
  5. Preste atenção ao esquema de cores e às ilustrações.
  6. Formule corretamente as opções para o resultado final.

Um componente positivo é obrigatório, pois é improvável que um cliente insatisfeito e decepcionado queira voltar novamente.

Resumindo, um quiz é uma boa forma de estabelecer relacionamentos entre pessoas sem precisar nem mesmo de contato direto. É uma solução que tem um resultado positivo para todas as partes envolvidas no processo.

Sobre o autor

Este artigo foi criado em colaboração com FormDesigner – um construtor de formulário web, pesquisa, questionário e calculadora. Com este construtor de formulários web, você pode criar qualquer formulário web em poucos minutos, sem a ajuda de um designer ou programador. É uma alternativa a serviços como JotForm, TypeForm, 123FormBuilder e outros.

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