10 regras para criar infográficos eficazes

Publicado: 10.01.23Marketing
10 rules for designing effective infographics

Um bom infográfico é como um outdoor em uma rodovia em alta velocidade. Ele transmite a mensagem de forma rápida, eficaz e não requer muito envolvimento. Há uma condição: deve ser bem preparado. A comunicação de marketing contemporânea – especialmente na Internet – está em constante aceleração. Os clientes percorrem várias páginas e gastam literalmente frações de segundo nas mensagens subsequentes. Não há espaço para argumentos longos aqui. Você tem um pequeno momento para atrair a atenção. Então sua imagem se torna sua melhor arma.

Por que isso é tão importante?

Vários estudos mostram que o cérebro é capaz de receber e compreender mensagens visuais até 60.000 vezes mais rápido que o texto. Em um mundo onde cada segundo conta, é uma vantagem inestimável. Portanto, não é surpreendente que mais de 70% de profissionais de marketing baseiem suas atividades online em várias formas visuais. Por que? Porque são a resposta perfeita aos desafios da comunicação moderna. Eles são capazes de transmitir seu conteúdo de forma rápida e eficaz, e navegar por eles é agradável e não exige muito envolvimento. Vou falar sobre 10 elementos que tornam seu infográfico não apenas estético e interessante, mas também simplesmente eficaz.

Use uma metáfora

Um dos elementos mais importantes que determinam o sucesso de um infográfico é a criatividade. Materiais desprovidos de uma ideia interessante se fundirão na multidão. Infelizmente, não basta organizar algumas informações em uma bela imagem. Esteja aberto a soluções fora do padrão, surpreenda o destinatário. Você pode conseguir isso por comparações ou associações. Vários tipos de metáforas visuais serão perfeitos aqui. Quando se fala em aumento de faturamento, ao invés de números secos, pode-se mostrar, por exemplo, subir os próximos degraus. A imagem estimula a imaginação.

Adapte a apresentação aos dados

A forma visual que você usa depende muito do conteúdo que deseja apresentar. Diferentes soluções são adequadas para dados numéricos, outras para apresentar ideias e outras ainda para mostrar processos. Analise as informações e pense em qual forma será mais adequada para eles. Se você não tiver uma ideia, pode usar um dos três esquemas populares que aparecem em muitos infográficos como ponto de partida:

  • Heróis. Muitos infográficos visualizam diferentes tipos de personagens. Eles podem ser metáforas de seus clientes, representantes de sua empresa, mas também personificações do problema do qual você está falando. O tema do seu infográfico permite que você o apresente a alguém?
  • Cronologia. Informações relacionadas a tempo ou processos são um tema muito comum em infográficos. Se você quiser discutir alguns eventos ou mostrar causa e efeito, a visualização ajudará o destinatário a entender melhor a mensagem.
  • Comparação. Visualmente, vários tipos de combinações também funcionam muito bem. Quando queremos mostrar duas situações extremas, estados ou traçar algum contraste, também vale a pena reforçar com uma imagem.

conte uma história

A comunicação eficaz requer uma estrutura adequada. Quanto mais caótico e aleatório for o seu projeto, menos impacto terá no destinatário. Você tem que enfeitar com alguma história coerente. Mesmo uma simples divisão em introdução, desenvolvimento e conclusão ajudará.

  • Repense a introdução. Certifique-se de ter um título cativante. É o que vai chamar a atenção de todo o material. No início, também descreva brevemente o contexto e o tópico sobre o qual você falará.
  • Surpreenda com o desenvolvimento. Choque, faça você pensar, faça perguntas. Assim como em uma boa história, o destinatário não pode ficar entediado olhando seu infográfico. As informações fornecidas devem ser novas e valiosas para eles.
  • Chamada à ação. Só no final pense no call to action. Quando o destinatário tiver aprendido todo o contexto e recebido informações valiosas de você, é mais provável que ele responda positivamente ao seu pedido.

Combine o conteúdo com a imagem

Não trate os visuais apenas como um complemento ou embelezamento. Quaisquer ilustrações, ícones, gráficos, cores e outros tratamentos gráficos que você usar devem transmitir o próprio conteúdo. A estética é importante, mas a maior força dos infográficos é contar através da imagem.

Verifique se o seu conteúdo está dividido

Quanto mais claramente o material for dividido em seções menores, maior a chance de o leitor conhecê-lo. Os destinatários gostam de conteúdo que podem aprender pouco a pouco. Se as informações se misturam, elas se tornam opressivas e desencorajadoras.

  • Cuide dos subtítulos. Divida o conteúdo em vários blocos e prepare um título separado para cada um, que será um elemento de navegação de conteúdo.
  • Blocos separados. Tente separar visualmente as informações individuais umas das outras. Use diferentes planos de fundo, molduras, etc.

Escolha cores conscientemente

A cor é o primeiro elemento gráfico que o olho humano percebe. As cores não apenas afetam nosso senso estético, mas também evocam certas emoções. Escolha as cores em termos da impressão que deseja causar e do assunto sobre o qual está falando. Porém, não vale exagerar na quantidade de cores. Os infográficos mais compartilhados costumam conter no máximo três cores.

Autoridade de reivindicação

A sua mensagem será mais eficaz se os dados que apresentar forem credíveis. Do ponto de vista do público, a autoridade pode ser compreendida de forma bastante ampla.
Os elementos que tornam a informação credível incluem:

  • estatísticas – vários tipos de pesquisas, relatórios e análises,
  • especialistas – declarações de pessoas com conhecimento e experiência confirmados,
  • estudos de caso – exemplos de situações em que informações específicas foram verificadas na prática.

Ajuste o comprimento

O tamanho médio era de 800 px de largura e cerca de 2600 px de comprimento. Segue-se que o comprimento de um infográfico típico é aproximadamente três vezes sua largura. Tente não tornar seu infográfico muito longo. As melhores proporções são 1:3, no máximo 1:4 na relação entre largura e comprimento.

Não subestime o texto

Embora os infográficos estejam associados principalmente a imagens, os textos neles contidos não podem ser subestimados. A pesquisa também mostra que existem quase 400 palavras em um bom infográfico, o que é bastante para um material tipicamente visual. O texto não deve apenas harmonizar bem com a imagem, mas também ser um valor em si – chamar a atenção e ser lembrado.

Siga as tendências

As questões visuais são altamente sensíveis às tendências em mudança. O que era popular há alguns anos pode estar completamente desatualizado hoje. Isso se aplica à moda, design de interiores, design de carros, mas também infográficos. Para que seus projetos atendam aos padrões modernos, você precisa acompanhar as mudanças atuais e criar soluções que serão adaptadas a elas. A moda atual em design gráfico é melhor refletida por sites populares para a indústria criativa.

Resumo

Os infográficos são uma ferramenta de marketing muito eficaz, mas apenas materiais bem preparados têm chance de sucesso. Muitos profissionais de marketing, atraídos pelos efeitos potenciais, testam esse formulário e encontram sua forte decepção. Ao decidir por esse tipo de comunicação, você precisa ter uma ideia interessante e uma visão clara de como apresentará suas informações. A estética e a conformidade com as tendências modernas também são extremamente importantes. No entanto, a comunicação visual não é mais apenas uma das opções possíveis. A troca de informações está em constante aceleração e a imagem se torna um excelente veículo. Quanto mais cedo você dominar esse idioma específico, mais cedo começará a se beneficiar dele.

Confira nosso CRM sistema que irá ajudá-lo a melhorar o seu marketing.
Siga nosso Facebook Para maiores informações.

Não se esqueça de compartilhar este artigo!
FacebookTwitterMessengerLinkedIn

Artigos relacionados

Gerencie seus negócios com sucesso com a Firmao