O marketing pode criar uma necessidade

Publicado: 11.09.22Marketing
Can marketing create a need

O marketing é uma ferramenta poderosa que pode influenciar o comportamento do consumidor, mas pode criar uma necessidade onde não existia antes? A resposta a essa pergunta é um tanto complexa, pois depende de como se define “necessidade”.

Em um nível básico, uma necessidade é algo que um consumidor requer para satisfazer uma necessidade biológica ou fisiológica fundamental, como comida, água, abrigo ou roupas. Essas necessidades são inerentes e não requerem marketing para criá-las.

No entanto, o marketing pode criar um desejo por produtos ou serviços que os consumidores podem não ter considerado anteriormente. Isso geralmente é chamado de “criação de desejo”, em oposição à criação de necessidade. Ao promover os benefícios e as características de um produto ou serviço, o marketing pode conscientizar os consumidores sobre algo que eles talvez não soubessem que queriam ou precisavam.

Por exemplo, um consumidor pode não perceber que precisa de um novo telefone até ver uma campanha de marketing para o smartphone mais recente, que destaca seus recursos e capacidades avançados. O consumidor pode então desenvolver um desejo pelo telefone, mas a necessidade real de comunicação já existe.

O marketing também pode criar uma percepção de necessidade, onde um produto ou serviço é apresentado como essencial ou necessário, mesmo que não seja. Isso costuma ser visto nas indústrias de beleza e moda, onde os produtos são comercializados como essenciais para manter uma certa aparência ou status social.

No entanto, é importante observar que o marketing sozinho não pode criar uma necessidade sustentável. Em última análise, o produto ou serviço deve fornecer valor real ao consumidor para atender a uma necessidade ou desejo legítimo. Se o produto ou serviço não atender às reivindicações de marketing, o consumidor provavelmente não fará uma compra repetida e não desenvolverá uma necessidade de longo prazo.

Concluindo, embora o marketing possa criar um desejo por produtos ou serviços e influenciar o comportamento do consumidor, ele não pode criar uma necessidade fundamental. As necessidades que o marketing pode atender e aprimorar já existem, e o marketing só pode influenciar a decisão dos consumidores de atender a essas necessidades. Portanto, é importante que os profissionais de marketing se concentrem em promover os benefícios genuínos de seus produtos e serviços e em fornecer valor real aos consumidores, a fim de criar uma necessidade duradoura.

Confira nosso CRM sistema que irá ajudá-lo a melhorar o seu marketing.
Siga nosso Facebook Para maiores informações.

Não se esqueça de compartilhar este artigo!
FacebookTwitterMessengerLinkedIn

Artigos relacionados

Gerencie seus negócios com sucesso com a Firmao